Você é muito importante para nós!

Alunos, professores, gestores de Educação e Saúde, profissionais de Educação, Saúde e Ambiente,

Aqui você poderá dar suas sugestões e solicitar atividades de extensão.
Aguardamos seu contato.


terça-feira, 18 de outubro de 2011

Encontro Anual do Programa começa dia 24 de outubro de 2011

O CCS/UFRJ através do Programa Saúde e Educação para a Cidadania estará realizando seu encontro anual nos dias 24 e 25 de outubro.
As inscrições são gratuitas e para o recebimento do material cada participante deverá trazer um livro infantil para doação às escolas públicas do RJ.
As inscrições no evento são feitas em www.ccs.ufrj.br/saudeeducacaocidadania e nos minicursos por e-mail: programa.saudeeducacao@gmail.com. Após 17 de out. inscrições somente por e-mail, colocando nome completo e Instituição.
Os Minicursos acontecerão no dia 24 de outubro e as palestras no dia 25 de outubro.
Contamos com a presença de todos e todas!

Vejam os minicursos do dia 24 de outubro:Minicursos 2011
1 - Saúde Fonoaudiológica na Educação Básica
Responsáveis:  Renata Mousinho(FM/Curso de Fonoaudiologia) - " Estratégias para minimizar as dificuldades de aprendizagem"
 Marcia Cavadas(FM/Curso de Fonoaudiologia)  -  "Processamento auditivo: sugestões para o treinamento"
 Angela Garcia(FM/Curso de Fonoaudiologia)   -" Aquecimento e desaquecimento vocal : por quê e como realizá-lo"
Descrição do Curso: O curso irá abordar os três temas  visando a aplicabilidade dos conceitos em sala de aula pelos professores. Serão apresentadas estratégias para minimizar as dificuldades com o aprendizado da leitura e escrita  e os exercícios para o aquecimento da voz antes das aulas.
Horário: 09h às 12h
Local: Auditório Rodolpho Paulo Rocco, Subsolo, Bloco K, CCS
Vagas: 100.
2 - Desenvolvimento de Oficinas Práticas em Neurociências para Professores do Ensino Básico
Responsáveis: Alfred Sholl Franco (IBCCF/UFRJ), Lucianne Fragel Madeira (UFF), Camila Marra (IBCCF/UFRJ), Talita da Silva de Assis (SEEDUC), Gustavo Henrique Alves (SEEDUC)
Descrição do Curso: Este curso tem o objetivo de estimular o uso de atividades práticas (oficinas) sob o olhar das neurociências, abordando o conteúdo de educação e saúde, por profissionais da educação básica, de forma a contribuir para o ensino de ciências.
Horário: 13h às 16h
Local: Auditório da Biblioteca Central
Número de Vagas: 30

3 -  Ciência para Crianças
Responsável:Maria Lucia Bianconi(IBqm)
Descrição do Propósito:
O ensino de Ciências no Brasil não dá importância à experimentação, seja por falta de tempo do professor ou de local determinado na escola, como o laboratório. Porém, a experimentação é essencial no ensino de Ciências e ajuda a desenvolver capacidades cognitivas em uma criança. A oficina irá mostrar como experimentos rápidos, simples e que exigem apenas material de baixo custo podem atrair a atenção de uma criança. Os experimentos podem ser realizados em sala de aula, sem necessidade de material de difícil aquisição ou de um laboratório.
Horário: 9h às 12h
Local: a confirmar no dia 24 de outubro na Secretaria do evento.

4 - Divulgação Científica na Escola Fundamental
Responsável: Leonardo Rodrigues Cunha(IBqm)
5 - Velhice e Educação
Responsáveis: Ana Cláudia Coelho de Oliveira(NUTES) e Luciana Fernandes Paulino(NUTES)
Descrição do Curso: O curso proporcionará um espaço de reflexão sobre a temática da velhice em sua interface com a educação e a saúde, sendo enfatizada uma leitura crítica de materiais educativos em saúde que contemplem este tema.
Horário: 9h às 12h
Local: Sala K-30 – 2º andar – Bloco K, CCS
Vagas: 20

6 - Gênero e SaúdeA oficina visa problematizar questões de gênero e sexualidade relacionadas à saúde, enfocando aspectos referentes à formação identitária dos indivíduos e possíveis repercussões em situações cotidianas  como nos cuidados com a prevenção das DST, na anticoncepção,  no auto cuidado de saúde de homens e mulheres e em sua freqüência aos serviços de saúde. Recursos audiovisuais e textos serão utilizados, ajudando a  lançar um olhar crítico sobre processos de inclusão e exclusão relacionados à temática.
Turno da manhã: 9h às 12h
Responsáveis:
Ana Cristina Moreira Lima (doutoranda Educação em Ciências e Saúde, NUTES/UFRJ)
Andréa Costa da Silva (doutoranda Educação em Ciências e Saúde, NUTES/UFRJ)
Rachel Mariano Pereira (mestranda Educação em Ciências e Saúde, NUTES/UFRJ)
Vera Helena Ferraz de Siqueira (docente NUTES/UFRJ)
Local: Auditório Leopoldo De Meis

7-Microbiologia para professores do Ensino Fundamental
Responsáveis: - Maria Isabel Madeira Liberto (Professora do Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes - IMPPG-UFRJ)  e 
- Ana Cristina Pantoja Simões  (Tutora do CEDERJ e mestranda da Escola de Química da UFRJ) 
Descrição do curso:
Apresentação de  formas lúdicas e simples para divulgar a Microbiologia  entre os professores, para que sejam multiplicadores e se sintam motivados a passar aos seus alunos informações sobre essa  área do conhecimento, tão importante no cotidiano da humanidade, seja na saúde, no lazer, na alimentação e no equilíbrio ecológico, entre outros, e não apenas em processos infecciosos.
 Horário: 13h30min às 16h30min
Número de vagas: 30
Local: a confirmar
8 - Comendo na escola: um ato transversal e multidimensional
Responsáveis: Alexandre Brasil(NUTES)
Descrição do curso: Objetiva-se com a oficina criar um espaço de reflexão e diálogo à respeito da alimentação na escola com enfoque em sua dimensão pedagógica. As  atividades incluem a apresentação do vídeo  Caminhos da Alimentação Escolar, discussões em grupo e elaboração de sugestões práticas relacionada ao tema.
 Horário: 9h às 12h
Local: Anexo do Auditório Hélio Fraga
Vagas: 20
09 - Hortas escolares urbanas: enchendo as mãos de terra
Responsáveis:NUTES
Turno: Manhã(9h) e tarde(13h)
Descrição do Curso : Promover a aproximação do participante da prática do plantio em pequenos espaços e dos objetivos da atividade em escolas urbanas. Consistirá em ações interativas: de diálogo, de percepção da relação pessoal com o ato de plantar, visita a uma horta, exercício de plantio em vasos e da observação e demonstração de composteiras.
Local: a confirmar
Vagas:
11 - Saúde do Professor
Responsáveis: Lucio Pereira de Sousa(FM)
Descrição o Curso:

O curso na parte da manhã terá informações para os participantes enfocando a prevenção de doenças adquiridas no trabalho do magistério, enfatizando abordagens médicas, fonoaudiológicas e de terapia ocupacional. Na parte da tarde serão realizadas oficinas interativas que trarão vivências para os participantes no enfrentamento das doenças relativas à ocupação do magistério.
Local: Auditório Hélio  Fraga
Vagas: 60
Horário: 9h às 12h  e 13h30min às 16h
11 - Ciências para as Séries Iniciais Ensino Fundamental
Responsável: Equipe do Projeto Saúde e Educação para a Cidadania - VIANNA, Florence de Faria Brasil (CCS); SILVA, Cristiane Ferraz da(CCS/EEAN), CUNHA, Emiliana(CCS/IB);VIDAL,Kelly (CCS/IB).

Descrição do Curso: O mini-curso apresentará alguns resultados da contribuição do Projeto Saúde e Educação para a Cidadania na melhoria do ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Diante de estudos teóricos sobre a importância da utilização da experimentação, será discutido o incentivo da utilização de atividades experimentais no fazer pedagógico e será realizada compostagem e cultura de microorganismos.
Local: Hall da Biblioteca Central
Horário: 9h às 12h
Vagas: 20

Toda a programação poderá ser visualizada em www.ccs.ufrj.br/saudeeducacaocidadania

Nenhum comentário:

Postar um comentário